
porque acredito na linguagem como ponte, na literatura como formação do ser humano, na escrita como como exercício do discurso e na “educação como prática da liberdade”.
Disciplinas
Espanhol
Experiência como monitora da graduação de Letras Português / Espanhol, estagiária de Língua Espanhola no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp), monitora no Curso de Línguas Aberto à Comunidade da UFRJ (CLAC), extensionista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na Escola Técnica Estadual República e professora voluntária no pré-vestibular comunitário Educafro.
Literatura
Experiência como estagiária de Literatura no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp).
Português
Experiência como estagiária de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp) e como professora voluntária no pré-vestibular comunitário Educafro.
Técnicas de Redação
Experiência como estagiária de Redação no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp) e monitora de Produção Textual no Curso de Línguas Aberto à Comunidade da UFRJ (CLAC).
Outras experiências

Extensão
Extensionista do Projeto de Elaboração e Aplicação de Material didático de Espanhol para falantes do português brasileiro.

Extensão
Extensionista do Projeto FALE On-Line (Formação Ativa em Língua Estrangeira On-line) no Grupo de Educação Multimídias da Faculdade de Letras da UFRJ (GEM) com desenvolvimento e implementação de Oficina de Transposição de Linguagem como Estratégia para Formação de Leitores. Visualizar artigo publicado.
Depoimentos
“A professora Bárbara Mussili me deu aula durante quase um ano no curso EDUCAFRO no Rio de Janeiro. Ela tem um jeito incrível de desenvolver suas práticas de aprendizagem deixando mais prática e dinâmica sua aula. Uma ótima profissional que me ajudou a entrar para a UNIRIO neste ano de 2023.”
Clara Guiglermetti
“Ter a Bárbara como “licenciada” durante meu ano de conclusão no CAp UFRJ foi uma experiência incrível! Bárbara foi fundamental tanto para o ensino dos conteúdos quanto no que se tratava de uma boa relação com os alunos. O terceiro ano do ensino médio tende a ser um ano de muitas angústias e incertezas para os estudantes, devido principalmente à pressão de passar no vestibular. Mas acredito que o aprendizado esteja diretamente ligado à relação que o docente tem com os discentes e tenho certeza que todo o afeto nos dado pela Bárbara foi fundamental para os bons resultados.”
Beatriz Saronne